top of page
  • Foto do escritorRedação GoHuman

Saúde mental deve ser pauta no ambiente de trabalho?

Ouça o primeiro episódio do podcast HumanaMente e entenda por que a saúde mental dos colaboradores é um tema cada vez mais relevante para as organizações

  • Será que, como sociedade, estamos ‘quebrados’ mentalmente?

  • Como isso se reflete no ambiente de trabalho?

  • Como as lideranças devem abordar a questão da saúde mental com seus colaboradores?

  • Quais são os impactos e desafios que envolvem a saúde mental e as relações profissionais?

Estas foram algumas das questões debatidas no primeiro episódio do podcast HumanaMente, um projeto desenvolvido por Alessandra Cavalcante e Rachel Goldgrob, sócias da GoHuman, em parceria com a também psicóloga Mariana Clark.


A seguir, confira os principais destaques deste episódio e saiba como ouvi-lo na íntegra.

O estado mental da sociedade e o impacto na vida profissional

A conversa começa com as três especialistas analisando os fatores sociais que impactam a saúde mental no mercado de trabalho.

Para fins de definição, Mariana Clark destaca que a Organização Mundial da Saúde caracteriza saúde mental como um estado de bem-estar no qual estamos aptos a desenvolver nossas habilidades e lidar com o estresse que a vida oferece, trabalhando de forma produtiva e oferecendo contribuições para a sociedade ou para a comunidade em que estamos inseridos.

Além disso, ela salienta que esse estado ideal, em que temos recursos para administrar o estresse, é multifatorial. “A saúde mental é impactada por uma série de fatores. Infelizmente, a gente tem um país que nos oferece uma condição muito ruim e já leva a gente para o topo das estatísticas de países mais adoecidos mentalmente. Seja pelo desemprego, pela fome, pela violência ou pela desigualdade social”, explica.

Mariana aponta ainda que predisposição genética, vivências e experiências traumáticas e as pressões geradas pelas redes sociais são outras questões que contribuem para o adoecimento mental.

Nesse sentido, Alessandra Cavalcante comenta que, de maneira geral, vivemos relações muito tóxicas, com pressões vindas de diferentes lados. “Vivemos numa sociedade em que tudo é muito intenso. Temos sobrecargas em diferentes níveis: no trabalho, na vida pessoal, nas mídias sociais. Enfim, vivemos um processo generalizado de adoecimento, eu diria, em diferentes esferas. E é claro que isso vai também para o ambiente de trabalho, não poderia ser diferente”, reflete.

As máscaras sociais que escondem a vulnerabilidade


Apesar de não haver dúvidas de que o ambiente profissional interfere na saúde mental dos indivíduos, as especialistas concordam que esse tema ainda é um tabu nas empresas.


Inclusive, Mariana comenta que por muito tempo o assunto foi ou ignorado ou tratado como algo a ser escondido, que é vergonhoso. Na visão dela, é como se qualquer apresentação de vulnerabilidade e de fragilidade não pudesse ser exposta – o que, aliás, a especialista considera muito tóxico.

“A gente teve que usar essas máscaras sociais durante muito tempo, e isso nos adoeceu. Então, precisamos trazer à tona esse assunto. Só tiramos o desconforto do tabu quando falamos sobre isso. Precisamos criar ambientes que permitam esse debate, que ofereçam às pessoas espaço para que possam ser elas mesmas. Ambientes que façam com que nossa relação com o trabalho seja de afeto, de cuidado – e não mais uma fonte de sofrimento e de insegurança”, defende.

Alessandra concorda e complementa destacando a importância de se desenvolver ações e estratégias que promovam a segurança psicológica nas organizações. “Segurança psicológica diz respeito à dinâmica das relações, a criar ambientes que asseguram, preparam e respaldam as pessoas para que elas possam contribuir, para que se sintam incluídas e possam aprender – sem medo de serem julgadas, punidas, rotuladas. O medo – que é uma das características centrais do ambiente tóxico – é uma das principais barreiras para a segurança psicológica”, detalha.

A cofundadora da GoHuman acrescenta que o caminho para a construção de um ambiente com segurança psicológica passa não apenas por não punir e aceitar, mas especialmente recompensar a vulnerabilidade. “Precisamos criar ambientes em que as pessoas possam se expor, possam ser vulneráveis. É só assim que vamos trabalhar a autenticidade: aceitando o outro dentro do universo complexo em que ele vive”, frisa.

Como abordar a saúde mental nas empresas

Além de falar sobre contextos sociais e fatores internos nas empresas que contribuem para o adoecimento mental dos profissionais, durante o primeiro episódio do podcast HumanaMente, as especialistas também debateram os caminhos para mudar esse panorama.

Rachel Goldgrob enfatiza que para criar um ambiente com segurança psicológica, que promova o bem-estar emocional das pessoas, é fundamental ter uma abordagem preventiva e integrativa.


Ou seja, ela defende que ações isoladas – como atendimento psicoterápico pontual – não são suficientes. “Muitas iniciativas estão focadas em tratar os sintomas, situações que já existem e precisam de intervenção. Mas precisamos ter uma abordagem preventiva, identificando e trabalhando os fatores que contribuem para que o ambiente não seja saudável”, explica.

Ela reforça que é preciso ter uma estratégia que olhe para o ser humano de uma forma integral. “Como a Mari já comentou, a saúde mental envolve diferentes fatores. Então, o cuidado com a saúde emocional deve trabalhar diversos temas e dimensões”, indica.

Nessa linha, Rachel aponta que um bom exemplo da falta de olhar sistêmico nas organizações ao tratar do bem-estar emocional dos profissionais está na diferença entre o discurso e as recompensas e expectativas na prática.

Ela comenta que de nada adianta falar que deseja promover um ambiente colaborativo, com segurança psicológica, em que as pessoas podem falar e participar, se, por outro lado, há um processo de avaliação de performance que vai contra isso – totalmente focado no alcance das metas, sem levar em conta a contribuição em termos de participação e compartilhamento de ideias.

Quer saber mais sobre o panorama da saúde mental no trabalho e os caminhos para abordar esse tema na sua empresa?

Escute o primeiro episódio do podcast HumanaMente:

O podcast HumanaMente terá cinco episódios. Acompanhe a GoHuman no LinkedIn e no Instagram para não perder nenhum dos debates sobre os principais temas relacionados à saúde mental no ambiente de trabalho.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page