top of page
  • Foto do escritorRedação GoHuman

7 dicas para pensar a sua carreira de forma mais consciente e protagonista

Saiba como assumir as rédeas da sua carreira e criar um processo que aumenta a sua segurança e as chances de você conquistar o que almeja


*Por Rachel Goldgrob


Na música do Zeca Pagodinho, a expressão “deixa a vida me levar” funciona muito bem. Porém, quando o assunto é a sua carreira, é melhor não contar apenas com a sorte e/ou com o acaso.

Pensar a sua vida profissional de forma consciente e criar um planejamento para atingir seus objetivos de carreira evita que o processo se transforme em fonte de ansiedade. Além disso, aumenta a sua segurança e as chances de você conquistar o que almeja.

Os sete passos que apresento a seguir são um bom ponto de partida para você assumir o protagonismo da sua carreira.


1) Defina seus objetivos


7 dicas para pensar a sua carreira de forma mais consciente e protagonista

A primeira etapa desse processo é a definição do que você almeja conquistar.


Para isso, reflita sobre o que considera uma carreira de sucesso, que impacto quer ter no mundo e quem deseja impactar.


Além disso, tenha em mente que os interesses podem mudar ao longo da vida, e é possível explorar interesses múltiplos em carreiras paralelas – é a chamada carreira slash.


Por fim, determine o que espera conquistar profissionalmente no curto prazo – sem esquecer que podem haver momentos de incertezas e dificuldades. Os passos seguintes dependem dessa reflexão.


2) Faça uma autoanálise sobre o momento atual da sua carreira


Avalie como você está em relação aos seus objetivos e se tem a motivação e as competências necessárias para alcançá-los. Se não, identifique os gaps e meça o nível da sua motivação para superar esses desafios.


3) Procure entender se o seu plano de carreira está alinhado ao mercado


Converse com pessoas que possam trazer algumas respostas e ajudá-lo com feedbacks. Se existe uma oferta, mas não há demanda para ela, pode ser necessário repensar ou assumir os riscos de se manter nessa direção.


4) Planeje como ganhar a experiência e as competências necessárias


Precisa adquirir novos conhecimentos ou desenvolver competências – como comunicação, liderança ou visão estratégica, por exemplo?


Busque atividades que demandem o uso dessas competências e procure aplicar na prática o que está aprendendo – seja na posição atual ou buscando participar de projetos fora do trabalho.


5) Aposte na autoaprendizagem



A internet pode ser sua aliada na busca por conhecimento. Depois de definir o que quer aprender, faça sua própria curadoria de conteúdo e dedique-se para garantir os melhores resultados possíveis.


Se não souber por onde começar, troque ideias com colegas, líderes, amigos… enfim, use sua rede de contatos para descobrir cursos, treinamentos, livros, vídeos etc. que podem contribuir com o seu processo de desenvolvimento.


6) Varie suas formas de desenvolvimento


Busque diferentes perspectivas e construa e mantenha uma rede de contatos diversa, investindo na troca constante de ideias, conhecimentos, visões e experiências. Grande parte da aprendizagem acontece a partir dessas vivências.


7) Revise seu plano de carreira e suas aspirações periodicamente


Mudar de opinião, ter novos sonhos, objetivos e aspirações faz parte da evolução e do desenvolvimento pessoal e profissional. Por isso é tão importante estar atento ao seu momento e revisar e repensar a sua carreira periodicamente.


Neste sentido, você pode, por exemplo, tornar este um exercício anual e aprimorá-lo a cada execução.


Em um mundo em que o trabalho ocupa tanto tempo das nossas vidas, ignorar a importância do planejamento de carreira é deixar de cuidar de si.


Pense nisso e, em 2023, assuma o protagonismo da construção da sua carreira!

*Rachel Goldgrob, cofundadora da GoHuman, é psicóloga com certificação internacional em Coaching de Liderança pela Georgetown University e em Estratégia de Impacto Social pela University of Pennsylvania.

30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page